Arraste os móveis e se livre do excesso


 


Arraste os móveis e se livre do

 excesso

Está cansado de ver os móveis de sua casa do mesmo jeito naquele ambiente? É nessas horas que você pode até ter vontade de comprar tinta, pesquisar papel de parede ou sair buscando uma almofada nova. Mas antes de fazer isso, pare e olhe ao redor. Essa é a dica da arquiteta Priscila Baliú, da Franchini Baliú Arquitetura, em São Paulo. “É importante tomar essa iniciativa porque muita gente adquire novos móveis sem pensar que o cômodo pode estar desagradando justamente pelo excesso de mobília”, revela.

Mudar a disposição de alguns desses objetos ou eliminar alguns deles já dão outro ar à casa. Além disso, muitas pessoas “presenteiam-se” com vários artigos bonitos – até mesmo durante viagens –, mas que não ficam harmônicos quando estão no mesmo local. Então, pense bem antes de buscar novas alternativas para mudar o visual do seu lar.

Para Priscila, o grande diferencial na decoração está nos detalhes. “É preciso pensar nos pequenos objetos para compor”, defende. Colocar um espelho, um quadro, almofadas ou até pintar uma parede podem ser boas alternativas para quem enjoou da decoração. Se escolher esta última opção, cuidado: não é toda cor que fica legal com o resto da decoração.

“Pintar a parede sozinho é arriscado”, completa a arquiteta. Ela aconselha trabalhar as tonalidades em almofadas, quadros e souvenirs de viagens, que deixam aquele cômodo com a sua “cara”. Flores, tapetes, cortinas de tecido leve como voal de linho ou microssedauma cadeira colorida ou até mesmo encapar ou reformar o seu sofá são ótimas opções para quebrar a monotonia de um ambiente, segundo Priscila.

Iluminação consciente

O grande destaque, na opinião de Priscila, é a iluminação. “Gosto de sugerir tons e tipos diferentes, para criar um clima mais intimista na casa”, conta. Por isso, aposte em abajures e lustres, que ajudam a compor o novo look.

Alguns abajures, inclusive, contam com uma opção superversátil para quem se cansa rápido da mesma decoração: diferentes cúpulas. Assim, se você se cansou de uma, é só substituir por outra, que o cômodo ganha novos ares. Existem fabricantes que oferecem diferentes tecidos e estampas para esses objetos. É só escolher seus preferidos e reservar para quando quiser mudar.

E, em épocas de aquecimento global, que tal pensar no planeta ao fazer a nova decoração? Esta é a sugestão da designer de interiores Vania Pott de Moraes. Ela explica que uma parede escura pode lhe induzir a acender a luz elétrica mais cedo, por exemplo. Ela propõe aplicar cores mais claras, que favorecem a luminosidade da própria residência.

Assim, com pouco trabalho, pequenas intervenções e gastando menos do que se fosse reformar, você consegue transformar os seus ambientes e dar uma cara de casa nova.

Fotos: Niels Andreas

Colaboração: Consultor FRED

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s