Arquiteta revela artimanhas para substituir o azulejo antigo ou quebrado


ladrilho-parede-cozinha

Regina Dantas mora na mesma casa em Taguatinga há quase 12 anos. Na residência muitos revestimentos já estão desgastados e danificados pelo tempo. É o caso dos azulejos da cozinha e da cerâmica da garagem. Por causa de um problema elétrico a moradora precisou trocar o interruptor da parede da cozinha e acabou quebrando uma peça do antigo azulejo. A dona de casa procurou a mesma peça em várias lojas de construção, mas não conseguiu encontrar. “Já fui em muitos lugares procurar o azulejo igual, mas não encontro. Por enquanto fico com o buraco na parede”, diz.

Encontrar azulejos trincados ou lascados em casas como a de Regina é muito comum. Às vezes, muito deles já estão fora de linha e, por isso, as pessoas acabam trocando todo o ambiente por causa de uma única peça. Porém, antigos ou quebrados, os azulejos não precisam ser totalmente substituídos para conseguir renovar o ambiente.

A arquiteta Cybele Barbosa explica que existem muitas maneiras de resolver esse problema sem ter que apelar para a troca de todos os azulejos do ambiente. A primeira dica é procurar lojas de antiquário de azulejos, onde as pessoas podem encontrar peças que saíram de linha. “Vale a pena ir atrás da peça que está quebrada para tentar restaurar o espaço seja ele um banheiro, cozinha ou área externa”, explica.

Mas, caso a pessoa não encontre a peça desejada nas lojas, Cybele ensina outras soluções e artimanhas. “Dependendo do ambiente podemos utilizar um filete de pastilha em volta de todo o ambiente que coordene com a mesma cor do azulejo. Se o azulejo for estampado deve-se usar uma pastilha lisa no mesmo tom”, orienta.

Outra opção que está muito em alta é o uso de Patchworks. De acordo com a arquiteta é possível transformar uma parede em um lindo e elegante painel de ‘retalhos’ de azulejos e cerâmicas antigos. “Se a peça quebrada estiver no meio da parede, a dica é usar vários pedaços de azulejos, ladrilhos e pastilhas. Além de renovar o espaço sem gastar muito o ambiente ficar com um ar mais pessoal”, revela.

Ainda segundo Cybele tudo é possível só depende do gosto do cliente. Usar tintas laváveis, texturas e espelhos também são uma boa ideia. “Para quem não está com tempo de ir até uma loja ou não quer ter muito trabalho, com a ajuda de um profissional é possível retirar todas as peças e repintar o ambiente, usando com cores vivas e alegres que deixe o espaço com cara de novo”, completa Cybele.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s