Decore sua casa com a cara do verão


Enquanto as famílias ainda guardam os enfeites de Natal, outra proposta surge para alegrar a decoração das casas. É a moda verão que toma conta não apenas dos guarda-roupas, mas também das salas, quartos, cozinhas e principalmente das varandas. Mas, para aproveitar bem a estação ensolarada é preciso observar alguns cuidados dentro de casa. Segundo especialistas, existem tecidos e cores mais adequadas e até estratégia de organização dos móveis que combinam com essa época do ano.

Segundo a decoradora Isabel Brant, os móveis feitos de madeira ou fibra e de cores claras são os mais indicados para o verão, pois quase não alteram a temperatura. Já em relação os tecidos, ela recomenda aqueles “que respiram”, como algodão e linho. “É o mesmo raciocínio para as roupas de verão: temos que escolher as que são mais fresquinhas, as que não retêm calor”, afirma. Tecidos leves também são os ideais para as cortinas e uma boa opção é o voil. Segundo a decoradora, os modelos horizontais como persianas ou romanas também são importantes nessa época para fazer o controle de luminosidade.

Veja ambientes decorados com a cara do verão

Suavidade também nas cores é a sugestão da decoradora para o verão. Branco, bege e tons neutros são ideais para produzir essa sensação de leveza. Mas, se o objetivo for deixar o ambiente com um toque tropical, a recomendação é a estampa floral e a de folhagem. Cores fortes e extravagantes como rosa, amarelo e tons cítricos devem aparecer em objetos pontuais. “Essas cores podem estar nas almofadas ou num quadro, por exemplo. Já o azul e o verde são liberados e podem ser usados mais à vontade”, comenta.

A casa da pedagoga Júlia Rios, já ganhou um novo visual nesta estação. Apaixonada por decoração, logo que viu os adornos de Natal saindo de cena, deu um jeito de substituir tudo por enfeites que são a cara do verão. “Eu gosto muito dessa época do ano, pois fico com o astral melhor e acabo levando isso para minha casa também”, diz. No lugar das bolas de Natal que enchiam um vidro decorativo na sala, ela colocou flores amarelas. Já as almofadas orientais que tinham os aspecto de fim de ano foram substituídas por estampas florais que deram alegria à sala. Além disso, a pedagoga preservou castiçais vermelhos em cima da cômoda e acrescentou um vidro com paus de canela. “Já que não é possível mudar sempre os móveis, podemos fazer isso com os enfeites que dão outro ar para a casa”, destaca.

A decoradora Isabel Brant lembra, ainda, a importância das plantas dentro e fora de casa nessa época do ano. “Pode se usar vasos e arranjos de flores bem coloridas, pois é uma estação alegre”, diz. Para a artesã Nélia Fernandes Santana, que mora num apartamento no bairro Santa Inês, região Leste de Belo Horizonte, as flores são a vida da casa. “Se está quente lá fora, temos que esquentar do lado de dentro com a alegria das cores”, diz. As plantas estão sempre presentes nos cômodos de Nélia, mas no verão ela faz questão de decorar com espécies mais alegres. “Gosto da Estrelícia e do Girassol porque são mais ‘chegei’”, brinca. As almofadas também ganham cores fortes e os ambientes um frescor especial com os aromatizantes produzidos pela artesã. “Nessa época gosto de cheiros mais refrescantes, como limão”, conta.

Além de complementar a decoração com novas cores e objetos, Isabel Brant lembra que é preciso ficar de olho na mudança do que já se tem dentro de casa. Os tapetes, por exemplo, são muito comuns nas salas e quartos, mas a especialista lembra que eles não combinam com o verão. “Com o calor, os tapetes esquentam, então é melhor tirá-los. Colocar os pés no chão é bem agradável nessa época”, afirma. Ela sugere, ainda, uma troca na disposição dos móveis. Um exemplo é identificar a passagem do ar nos ambientes e tentar posicionar as cadeiras ou poltronas ali. Numa sala onde os móveis são voltados para uma parede, outra solução é posiciona-los na direção da janela. “O ambiente vai mudar de qualquer jeito no verão, então é melhor acompanhar a mudança climática para se sentir mais confortável”, ressalta.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s