O bom humor é importante para a construção da carreira profissional – por Vanessa Vargas


A construção da carreira profissional é uma tarefa árdua, uma busca constante e incessante de investimentos, estudos, aprimoramento dos conhecimentos e ampliação de experiências. As corporações desejam profissionais mais preparados, que saibam oferecer soluções inovadoras, compondo um conjunto de características: pró-atividade, curiosidade, dinamismo, persistência, foco nos resultados, entre outras. Mas observo, também, que as organizações analisam o comportamento pessoal de cada profissional.

Devemos sempre nos lembrar que nossas ações e atitudes influenciam direta ou indiretamente as pessoas no nosso convívio diário. Então, o bom humor é importante para a construção da carreira profissional?

Vejamos o significado da palavra humor descrito no dicionário: É um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição de bem estar psicológico e emocional de um indivíduo. A palavra humor vem do grego e é relacionada com a palavra saúde.

Logo, quando trabalhamos com bom humor demonstramos simpatia, boa vontade e alegria, ingredientes fundamentais para desenvolver um bom trabalho, além de demonstrar espírito de equipe, melhoria da comunicação, relacionamento interpessoal e vontade de servir, características relevantes para profissionais que desejam serem líderes nos segmentos escolhidos.

As pessoas se sentem mais à vontade em trabalhar onde existe o bom humor, a harmonia do ambiente facilita-as a revelar sua criatividade e o trabalho flui de forma adequada e esperada pela organização.

O indivíduo que controla seu humor mostra auto confiança e equilíbrio com os vários tipos de situações, imprevistos e problemas na realização de suas atividades profissionais, encontrando assim soluções mais coerentes e resultados satisfatórios sem prejudicar a produtividade.

Manter o bom humor nas adversidades não é fácil, principalmente com a pressão recebida e as cobranças exigidas, mas ninguém gosta de conviver a maior parte do seu dia com pessoas mal humoradas e irritadas, onde as reclamações já fazem parte delas, com funcionários mal educados e de má vontade. O trabalho desses profissionais quase sempre sai mal feito, contaminam todo o restante da equipe e compromete a qualidade dos resultados.

Todos nós temos problemas na vida, mas nossos colegas de jornada não podem ser penalizados por isto, é necessário pensar na coletividade, é preciso ter consciência que oferecendo o melhor de nós, os outros nos proporcionarão o melhor de si mesmos!

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter bom humor é um diferencial. Hoje, as empresas não buscam apenas profissionais qualificados e com competências técnicas, elas também querem ver a potencialidade humana de cada um, complemento este para melhor exercer a profissão escolhida.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s