Sucesso exige esforço, não se iluda – por Maria do Carmo Marini


Quem não conhece aquele cara que parece dar certo em tudo o que faz? Ela está à frente de colegas mais antigos na hora da promoção, é sempre bem cotado nos processos de avaliação, recebe elogios de toda a cadeia de poder da empresa, enfim, é um sucesso! Dá uma pontinha de inveja, por mais bem intencionado que você seja, faz você se perguntar o que ele tem que você não tem? Afinal, você é tão qualificado como ele, dedica-se igualmente ao trabalho, por que seus resultados não são tão bons?

Talvez seja porque ele lida melhor e mais focado em seus objetivos do que você. Para começar, ele certamente tem uma clara noção do que quer no curto, no médio e no longo prazos. Ele age buscando atingir metas definidas que o levem exatamente aonde pretende chegar, seja na presidência da empresa na qual vocês trabalham, seja num posição semelhante em outra. Além disso, ele tem confiança na possibilidade de atingir seus objetivos. Sem essa auto-confiança fica difícil convencer os outros a apostar em você, a acreditar que você é capaz de “chegar lá”.

Por outro lado, ele concentra esforços naquilo que é importante para seus objetivos, não perde tempo em iniciativas fora desse contexto. Todos os treinamentos que faz, as participações em seminários e eventos setoriais, o trabalho em grupos específicos sempre são degraus para ele subir. Nada de fazer um curso de informática ou de técnicas de venda, se o que ele busca não tem nada a ver. Claro que conhecimento nunca é demais, mas é muito melhor se acrescentar qualificações necessárias à sua carreira, então não perca tempo com o que não é aproveitável.

Ele é também, realmente comprometido com o que faz, tanto do ponto de vista profissional como pessoal e emocional.

Ele acredita, deseja, busca incessantemente seus objetivos. Não fica mudando de opinião sobre o que deseja a cada tropeço, é obstinado na sua busca e usa essa obstinação para manter-se no caminho escolhido. Claro que isso não faz dele um idiota inflexível, ele é perfeitamente capaz de reconhecer que tomou um caminho errado e refazer a trajetória, se isso for necessário.

Obviamente, ele é e é reconhecido como um bom caráter, pois os que fazem sucesso sem ética não conseguem manter essa situação por muito tempo. Além de tudo e principalmente, ele gosta do que faz, percebe e aprecia os resultados decorrentes de seus esforços, desfruta cada vitória.

Você pode ter isso também, só precisa começar.

* Maria do Carmo Marini é coach e empresária do site Executivas e Chiques

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s