Capital mineira se prepara para receber uma das maiores festas juninas do país



Belo Horizonte se prepara para receber uma das maiores festas juninas do país. A abertura da nova edição do Arraial de Belô acontece no sábado, dia 4, às 11h, quando um cortejo de carroças enfeitadas, noiva, noivo, quadrilheiros e muita música no ritmo da sanfona vai percorrer algumas das principais ruas e avenidas da capital mineira, saindo do portão principal do Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, e indo até à Praça da Estação. O Arraial de Belô, que acontece há 33 anos, é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com a União Junina Mineira, e oferece, além de entretenimento e diversão para milhares de moradores e turistas, o resgate das tradições culturais, valores sociais e identidade do povo mineiro. O evento conta com a participação de mais de 60 grupos de quadrilhas, que contêm mais de 3 mil integrantes.

A grande festa do Arraial 2011 será nos dias 8, 9 e 10 de julho, na Praça da Estação, onde as melhores quadrilhas da cidade se apresentam diante de uma comissão julgadora e concorrem a uma premiação em dinheiro, além de troféu. O público pode se divertir e se encantar com as coloridas roupas e coreografias, shows com participações especiais de importantes nomes da música brasileira, quiosques gastronômicos e uma decoração típica. Além disso, todos que forem ao local vão contar com muito conforto e segurança nas modernas instalações e estrutura do evento.

O Arraial de Belô 2011 chega também a todas as regiões da cidade, que já na segunda quinzena do mês de junho recebem as apresentações de quadrilhas, através do Grupo de Acesso do Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, cujos integrantes disputam vaga na festa principal. Além disso, nos dias 2 e 3 de julho, as regiões Norte e Nordeste recebem o Festival Estadual de Quadrilhas.

A quadrilha Feijão Queimado, do bairro Itatiaia, na região da Pampulha, foi a campeã do grupo A do Arraial de Belô 2010 ao conquistar 99,7 pontos. O título de vice-campeã ficou com a São Gererê, do bairro São Geraldo, região Leste, com 98,4 pontos. A agremiação Forró de Minas, do bairro Jardim América, da região Oeste, ficou em terceiro lugar, com 97,2 pontos. A quarta colocada, com 97 pontos, foi a quadrilha Capão da Mandioca, do bairro Sarandi, da região Norte.

Curiosidades da Festa Junina

Origem da Festa Junina
Existem várias explicações para o termo festa junina. Alguns dizem que junina vem de junho, outros consideram que a palavra originou de Joanina, homenagem a São João. Há, ainda, a versão de que o nome é uma referência a D. João VI, uma vez que a festa foi introduzida no país com a chegada da família real portuguesa.

Os santos
A festa junina é a segunda maior festa comemorada no Brasil depois do Carnaval. É um evento de celebração a três santos católicos, Santo Antônio, o santo casamenteiro e protetor do amor, celebrado no dia 13 de junho, São João, protetor dos casados e dos enfermos, celebrado no dia 24 de junho, e São Pedro, protetor das viúvas e daquelas que não querem se casar de novo, comemorado no dia 29 de junho.

As bandeirolas e a lavagem dos santos
As bandeirolas surgiram porque os três santos homenageados na Festa Junina tinham suas imagens pregadas em bandeiras coloridas e imersas em água, a famosa lavagem dos santos. Assim, acreditava-se que as bandeiras e as pessoas que se molhavam com elas eram purificadas. Com o passar dos anos, surgiram as bandeirolas menores, que traziam o mesmo significado de purificar o ambiente da festa.

Quadrilha: da Europa para o Brasil
A quadrille foi uma dança francesa que surgiu em Paris no século 18. Chegou ao Brasil com os portugueses na época do Brasil Colônia. Hoje, a quadrilha é parte das comemorações juninas.

Confira a programação do Arraial de Belô 2011

• Cortejo Junino – Abertura do Arraial de Belô 2011. Dia 4 de junho, sábado, às 11h. Cortejo sai do Parque Municipal e vai até a Praça da Estação

• Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas – Grupo de Acesso. De 17 a 19 de junho, sexta a domingo, às 19h, na avenida Afonso Vaz de Melo, em frente a PUC Barreiro.

• Arraial de Belô pela cidade
– Dia 10 de junho, sexta-feira, às 18h, na praça Padre Dino Barbiero (avenida Otacílio Negrão de Lima, 3.330, bairro Bandeirantes), na Pampulha.
– Dias 18 e 19 de junho, sábado e domingo, às 19h, na avenida Vilarinho, próximo ao número 5.940, bairro Mantiqueira, em Venda Nova.
– Dia 1° de julho, sexta-feira, às 18h, no Parque do Confisco (rua Antônio Francisco Lisboa, bairro Confisco), na Pampulha.
– Dia 1° de julho, sexta-feira, às 20h, na praça JK (avenida Bandeirantes, esquina com avenida Uruguai, bairro Sion), na região Centro-Sul.
– Dia 2 de julho, sábado, às 18h, no Parque Estrela Dalva (avenida Costa do Marfim, 400, bairro Hawai), na região Oeste.
– Dia 2 de julho, sábado, às 18h, na avenida Belém, entre avenida dos Andradas e rua Tulipa, no bairro Esplanada, na região Leste.
– Dia 3, domingo, às 18h, na avenida professor Milton Lage, entre as ruas 1° de julho e Nova Friburgo, bairro Nova Esperança, na região Noroeste.

• Festival Estadual de Quadrilhas Juninas. Dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, às 19h, na avenida Cristiano Machado, 3.450, bairro União.

• Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas – Grupo A. Dias 8, 9 e 10 de julho, sexta, sábado e domingo, às 19h, na Praça da Estação.

Fonte: Portal PBH

Anúncios

One thought on “Capital mineira se prepara para receber uma das maiores festas juninas do país

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s