PROFISSÃO: CORRETOR DE IMÓVEIS


A corretagem imobiliária foi uma das primeiras atividades com status de profissão liberal, regulamentada por lei federal no dia 27 de agosto de 1962. As profissões liberais ainda causam estranheza na população. Muitos podem negar, porém, se um trabalhador liberal é visto fazendo alguma atividade de lazer pela manhã, logo é taxado como quem não gosta de trabalhar. No entanto, essas pessoas esquecem que um corretor de imóveis tenta angariar clientes o dia inteiro, até mesmo em uma conversa informal no parque, por exemplo.

De acordo com pesquisa do COFECI (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis), 78% dos profissionais atuantes exerciam outras profissões. Advogados, arquitetos, engenheiros, administradores e até médicos acabam ingressando na área, talvez por uma desilusão no primeiro trabalho e a chance de um ofício lucrativo.

Assim como em outras áreas mencionadas, para ser corretor é preciso estudar muito e ter muita dedicação. Quem deseja seguir a carreira de corretor deve ter o curso técnico em transações imobiliárias. Antes de entrar em um curso, verifique se ele está regular nas autoridades de educação (MEC). O corretor em formação vai aprender disciplinas como matemática financeira, língua portuguesa, avaliação imobiliária, noções de informática, direito e legislação e operações imobiliárias. Por fim, para tornar-se um corretor, o aluno deve registrar em um conselho regional, que credencia e fiscaliza a atividade. Vale ressaltar que existem “profissões de respeito”, sem o mínimo de fiscalização.

Os corretores estão cada vez mais capacitados, prova disso é o aumento das responsabilidades sobre as transações. Hoje, o profissional é responsável por todos os aspectos que envolvem uma negociação imobiliária, desde o econômico – como os detalhes do financiamento – até o urbano, referente a futuras intervenções no local do imóvel.

Sobre os ganhos, quase nenhuma imobiliária paga salário fixo, o trabalho é liberal e autônomo. O corretor sempre está no risco de terminar o mês zerado, porém, as imobiliárias oferecem (ou deveriam oferecer) boas condições para que os profissionais não fiquem nessa situação. Com o mercado imobiliário em alta, grande parte dos corretores consegue tirar um salário acima da média no Brasil.

Fonte: William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br

Fonte: Publicidade Imobiliária

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s