Revista Época destaca projeto de “aerotrópole” do Governo de Minas para Confins


396297_348595758505756_100000660039789_1119056_483295267_n (1)Segundo o texto, conceito inovador de desenvolvimento urbano ao redor de um grande terminal de cargas e passageiros é inspirado em experiência sul coreana

Uma reportagem publicada na revista Época nesta segunda-feira (04) destaca o projeto de aerotrópole em torno do aeroporto de Confins e os esforços do Governo de Minas para promover o desenvolvimento econômico na região.

Segundo o texto, o conceito de aerotrópole é uma realidade que está se consolidando em Minas Gerais, com o apoio do consultor americano John Kasarda. “Kasarda diz que um aeroporto pode enriquecer uma cidade, ao atrair empresas e facilitar a circulação de pessoas e produtos. (…) ‘No futuro, as cidades que se tornarem aerotrópoles crescerão e se desenvolverão melhor’, diz ele”.

Um projeto em Nova Songdo, na Coreia do Sul, é apontada como laboratório para a ideia. “A cidade nem existia no começo deste século. (…) Nova Songdo foi projetada para ser um distrito de negócios internacional e um centro urbano ambientalmente correto, ao custo de US$ 35 bilhões. Sua construção deverá terminar em 2015. Se o plano de desenvolvimento funcionar, Nova Songdo atrairá investimento internacional (…) e se tornará um importante ponto de passagem global de pessoas e produtos”, explica a revista.

Com investimentos do Estado nos acessos ao terminal e na atração de empresas para a região, como a Six Semicondutores e o centro de tecnologia da Embraer em Lagoa Santa, Minas Gerais pode vir a ter uma versão local deste fenômeno, segundo a reportagem.

“Queremos diversificar a economia mineira. É mais eficiente fazer planejamento urbano do que conceder benefícios fiscais”, afirma o subsecretário de Investimentos Estratégicos do Governo de Minas, Luiz Antonio Athayde, à publicação.

Leia abaixo a reportagem completa.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s