MRV a primeira empresa do mercado imobiliário com 1 milhão de fãs


Quando em agosto de 2012, no Rio de Janeiro, dei uma palestra sobre redes sociais no mercado imobiliário, apresentei as empresas do mercado com mais fãs em sua página no Facebook. A líder era a MRV, que apresentava o número de 161 mil fãs. Hoje, nove meses se passaram, e a líder segue com a impressionante marca que ultrapassa 1 milhão de fãs. A incorporadora é a primeira empresa do mercado imobiliário a atingir este número, e se consolida como uma das empresas imobiliárias mais seguidas no mundo.
Como será que a MRV está atuando em sua gestão no Facebook? Será que podemos aprender algo com ela? Para responder estas perguntas utilizei sites de análise de mídias sociais que evidenciam a sua atuação na rede preferida de nosso segmento. Confira abaixo o resultado:
1. Dados gerais
Data da análise:  26/05/2013
Número de fãs: 1.047.037
Número “falando sobre isso”: 38.011
Entrada no Facebook: 23 de Maio de 2011
2. Localização dos fãs
 
Como era de se esperar 94,3% dos fãs da empresa estão no Brasil, os outros 5,7% pertencem a mais de 50 países, tendo destaque Portugal, Estados Unidos, República do Congo e México.
Entre os fãs, o grupo que mais interage com a página pertence a cidade de São Paulo, e possui entre 18 e 24 anos.
3. Crescimento
 
Analisando os últimos 6 meses de evolução do Facebook da empresa, o crescimento médio quinzenal foi de 7%. Tendo como auge a semana de 24/02, com crescimento de 11%. A média de novos fãs por dia é de 3.712 e por mês, cerca de 104.414, um número realmente impressionante.
Ao analisarmos o gráfico acima, fica claro que o crescimento da empresa em relação ao seu número de fãs no Facebook deu-se a partir de novembro/2012.
4. Engajamento 
 
Como apresentado inicialmente o número “falando sobre isso” é importantíssimo para analisar se o número de fãs reflete em engajamento, ele significa o número de fãs que realmente interagem com sua página, seja por compartilhamento, comentários, curtir, vendo vídeos, aplicativos, etc. Se compararmos a MRV com as duas outras empresas imobiliárias mais seguidas do Brasil, a Lopes e a Tecnisa, a % entre falando sobre isso x número total de fãs da MRV é mais alta, evidenciando que entre as marcas mais seguidas do segmento ela realmente possui engajamento. Se compararmos com a marca mais seguida do país, o Guaraná Antártica (12 milhões de fãs), a relação é um pouco menor, mas ainda assim o número é aproximado.
De acordo com a análise abaixo, em relação aos últimos 6 meses, o número de pessoas que estão falando sobre a marca (falando sobre isso) apresentam uma grande oscilação, tendo reduzido nos últimos meses.
5. Perfil de postagem
O conteúdo mais utilizado pela empresa são conteúdos com fotos. De acordo com pesquisas, conteúdos com fotos representam até 54% a mais de compartilhamento do que postagens que contemplam apenas texto.
Em relação aos dias da semana das postagens, a empresa publica conteúdo em sua página todos os dias, inclusive nos finais de semana. Um dado muito interessante pois atualmente grande parte das empresas imobiliárias que estão nas redes sociais não se preocupam com a gestão de seus canais no final de semana.  O gráfico abaixo mostra que a incidência de postagens diminui nos sábados e domingos, contudo ainda estão presentes.

6. Interação com usuários

Por ser a maior construtora do país, é natural que a empresa seja alvo de críticas via redes sociais. Quando ocorre, a empresa responde? E as dúvidas de clientes, como faz para responder? Vamos lá…

Observamos que a MRV possui duas páginas, a sua página oficial MRV Engenharia, e também aMRV Responde, criada especialmente para responder seus clientes e futuros clientes. Uma ótima ação.

Na página da MRV, as mensagens recebidas praticamente não são respondidas, sejam mensagens boas ou ruins, nem mesmo direciona ao canal de dúvidas.

De fato, o canal de atendimento criado MRV Responde, responde boa parte das dúvidas recebidas em tempo hábil, contudo observei diversos casos onde o atendimento é um pouco vago, gerando novas dúvidas aos clientes, e muitas vezes um tanto “frio” (em diversos casos não diz oi, boa tarde, bom dia, obrigada, etc).  Mesmo assim, a empresa está de parabéns pelo canal.



7. Curiosidades

A empresa criou seu perfil no Facebook dia 23 de maio de 2011, significativamente mais tarde do que as outras duas empresas mais seguidas no Brasil: Lopes 30/09/2009 e Tecnisa  3/12/2008.
Confira abaixo a primeira postagem da empresa:
O post com mais interações dos últimos 90 dias foi o post abaixo, com a incrível marca de mais de 16 mil compartilhamentos e 17 mil likes.
8. Conclusão
 
Como sempre falo, ter um grande número de fãs no Facebook não necessariamente é o reflexo de uma boa estratégia de redes sociais, e não necessariamente reflete em engajamento com a marca. Hoje, através da plataforma de anúncios do Facebook, é possível investir em uma estratégia que proporcione o aumento do número de fãs, ou seja, é possível comprá-los, o que neste caso dependendo da estratégia proporciona apenas um número, e não vendas e relacionamento com a marca.
Independente da MRV ter investido recursos financeiros para atingir esta marca histórica de seguidores, sua gestão de mídias sociais evidencia uma verdadeira preocupação com as melhores práticas, seja pela diversidade de seu conteúdo, investimento em novos aplicativos e campanhas, e até mesmo por seu CEO possuir um blog, a empresa a cada semana explora uma nova temática não entrando na rotina e certamente impactando de uma maneira bem positiva seus funcionários, corretores e seus fãs.
Por: Mariana Ferronato do site http://www.marketingimob.com
Acesse nosso site para ver nossas oportunidades em imóveis http://comprenaplanta.net/
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