Google Think Real Estate 2013


mkt2
Pesquisar e estudar sobre o mercado e as novas tendências é uma das minhas principais tarefas diárias, que faço com muito prazer, é através das pesquisas e dos artigos que encontramos nesta imensa biblioteca chamada internet , soluções que podemos aplicar na nossa empresa para obter melhores resultados e melhorar ainda mais o nosso atendimento aos clientes e parceiros.
Trago nesta edição uma matéria show de bola da Mariana Ferronato  gerente de marketing corporativo no portal VivaReal.
Leia na íntegra o excelente artigo sobre o Google Think Real Estate 2013
Em primeira mão trago para vocês os números apresentados hoje no evento Think Real Estate with Google – 2013, que teve sua última edição realizada em 2011, e que na ocasião apresentou diversos dados inéditos do mercado imobiliário brasileiro na internet (clique aqui para acessar o post do ano) . A edição deste ano realizada no escritório do Google em São Paulo, igualmente apresentou informações muito interessantes e que contribuem muito para o mercado.
O evento iniciou com a apresentação de Alessandro Leal, Diretor de Negócios do Google Brasil, que fala que entender o novo perfil do cliente é o principal desafio do mercado imobiliário. Ele está cada vez mais complexo, exigente e “social” levando cada vez mais em consideração o que os amigos pensam sobre a rua, bairro e demais itens sobre o seu novo imóvel. Também destaca que as pessoas não querem apenas “comprar um imóvel” e sim fazer negócio com um marca que possua aderência aos seus valores.
A palestra de Gerd Leonhard um dos principais futuristas de mídia do mundo, apresenta como principais tendências o social e o mobile.
Quanto ao acesso móvel, a apresentação mostrou que o Brasil hoje possui a maior taxa de crescimento de internet no mundo, e que já é realidade para os próximos anos, em um curto período, aparelhos e conexão de internet com preços menores. Todo este crescimento já acontece nas 25 maiores cidades do país, e como, segundo pesquisas, até 2025 95% dos brasileiros viverão em grandes centros urbanos, o acesso via dispositivos móveis tende a crescer exponencialmente.
Gerd também menciona o futuro do conteúdo consumido na internet. Segundo ele, 85% será no formato vídeo, afinal as pessoas estão cada vez mais visuais. E em um mundo com cada vez mais conteúdos, o grande desafio será fazer as pessoas enxergarem o que foi dito.
A palestra de Igor Lima, head do mercado imobiliário no Brasil, apresenta dados atualizados da pesquisa divulgada pelo Google em 2011. Confira abaixo alguns dos dados:
Busca por imóveis
  • 12 milhões de brasileiros entraram em sites imobiliários (ref julho de 2013)
  • 60% do processo de compra do imóvel é online (x 56% em 2011)
  • Apenas 4% dos usuários afirmam que utilizaram o jornal como fonte para saber mais informações sobre o mercado imobiliário (Classe A 2%)
  • 64% das pessoas que pretendem comprar um imóvel utilizam o Youtube para obter mais informações
  • 25% das pessoas querem ouvir depoimento de amigos para encurtar o processo de compra e 26% querem ouvir depoimento de especialistas
  • Durante o processo de compra são acessados em média 5,6 sites imobiliários (x4,8 em 2011)
  • Após as buscas, são visitados em média 4,1 imóveis (x4,3 em 2011)
  • E é levado em consideração para análise final 2,6 imóveis (x3 em 2011). Tanto este dado, como o mencionado acima, são o reflexo de um processo de busca por imóveis cada vez mais online, ou seja, o cliente está cada vez mais informado e consequentemente chega até as empresas e profissionais imobiliários com mais conhecimento, não necessitando visitar tantos imóveis
  • As 100 principais palavras chaves para busca de imóveis cresceram 40% desde 2011
  • 71% das pessoas pesquisam antes de entrar em um site específico do mercado imobiliário (x60% de 2011)
Outras informações
  • 51% das pessoas navegam na internet enquanto assistem TV
  • 30 milhões de pessoas no Brasil utilizam a televisão + celular + computador/tablet ao mesmo tempo – Tendência das 3 telas – São pessoas com renda média 3x maior do que a média Brasil
  • 52 milhões de brasileiros utilizam smartphone….
  • ….segundo pesquisa realizada com jovens brasileiros, 90% deles afirmam que a primeira coisa que fazem no dia é acessar o celular….
  • … e 40% deles levam seu smartphone para o banheiro

 

Outra palestra de destaque foi a de David Kaul, head de mídia do Google, que apresentou um dado muito interessante, a divisão por região do Brasil dos acessos únicos por imóveis. Confira abaixo:
mktimob
Também informou que em um mercado com 12 milhões de visitantes, o maior site da categoria no Brasil possuiu no período de análise 2,6 milhões de visitantes únicos, o que demonstra uma grande oportunidade de crescimento para o mercado. Outra informação muito relevante e que comprova o que sempre defendi: hoje, das 500 milhões de buscas por imóveis, apenas 1% representa a busca pela marca líder, 4% representa a busca por outras marcas, e para finalizar 95% das buscas não possuem nenhuma ligação com imobiliárias, incorporadoras ou construtoras, ou seja, o consumidor atual não busca a empresa, e sim, busca o imóvel perfeito.
Finalizando, o evento focou muito na importância dos vídeos para a divulgação de lançamentos e no acesso móvel, uma das grandes tendências. Aguardaremos o próximo Think Real Estate with Google =)

 

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s