O que há de comum entre lojas virtuais e sites de imóveis?


paulo-tavares-creci-mg

Quando Paulo Tavares, presidente do CRECI de Minas Gerais disse, sabiamente,  “O corretor não vende imóveis, quem vende é o proprietário. O corretor vende informação”, ele me deu a oportunidade de traçar um paralelo entre lojas virtuais e o site de sua imobiliária.

 

eCommerce x Site de Imóveis

Você provavelmente já comprou ou conhece alguém que adquiriu algo pela internet, em um eCommerce, e provavelmente sabe da importância que a informação tem para o processo de decisão da compra.

Isto quer dizer que, quanto melhor a informação, maior a chance de você converter um visitante em cliente. O mesmo acontece com os imóveis anunciados em seu site ou em portais imobiliários. E não só neste ponto!

ecommerce-x-imobiliaria

No eCommerce, um dos maiores medos de quem compra é da entrega atrasar ou não ser entregue. O mesmo vai acontecer com a sua imobiliária, site e anúncios na internet.

Fazendo um paralelo:

  • o corretor ou imobiliária, é a loja virtual;
  • o imóvel, é o objeto desejado a ser adquirido;
  • o proprietário, é o fornecedor, a marca do objeto;
  • o cliente é o mesmo, com as mesmas exigências de qualidade;
  • de ambos, o produto é a informação.

Entregue um produto de qualidade

Quando um cliente, procurando um imóvel, encontra seu site pelo Google ou por um anúncio em portais imobiliários, ele quer usufruir do seu produto: a informação sobre o que ele deseja.

A informação, por sua vez, vem em forma de descrição, dados pontuais como área, número de quartos, banheiros, garagem, etc., ou ser a informação visual como fotos, plantas e vídeos.

É necessário ter qualidade na informação para que seu cliente se sinta seguro quanto ao que está “comprando”.

imovel-internet

No eCommerce, você encontra o produto por um comparador de preços ou o Google, acessa o site, verifica informações técnicas pontuais, fotos, vídeos e opta por comprar ou não.

No site da imobiliária, ou portal imobiliário, acontece o mesmo. A única diferença é que a  a transação financeira não acontece diretamente pelo site, naquele momento. Ainda não ao menos.

 

Seja ágil no atendimento, preciso na informação

Quando ainda restam dúvidas sobre um produto que você deseja comprar se pode ir até o site da fabricante, que detém informação mais completa sobre aquilo. Agora, quando ainda restam dúvidas, o recurso é enviar um email para a loja online ou acessar seu SAC.

Exatamente o que acontece com o mercado imobiliário. O cliente acessa seu site e, na dúvida, vai entrar em contato com você solicitando mais informações ou esclarecimentos. E vai fazer isto com outros diversos imóveis e imobiliárias!

Logo, quem tiver a agilidade de responder primeiro, ganha a atenção do cliente. Porém, quem atender com maior precisão e clareza na informação é que converte ele em comprador.

tempo-e-dinheiro

Comparando com o eCommerce, isto seria como que a entrega do produto em sua casa. Lembra-se dos temores quanto à entrega? Atraso e se vai ser entregue mesmo?

É o mesmo entre você e seu cliente. Se ele solicitar informação, ele vai querer aquilo em tempo hábil de tomar decisão e espera uma resposta, por mais genérica que seja a sua pergunta. Se for pelo atendimento online, tenha certeza de que pode dar todas as informações que ele precisa.

O cuidado com que você responderá estas dúvidas é como que o cuidado com que é embalado um produto. Sendo o seu produto a informação, é como que o modo com que coloca as palavras e comunica ao cliente.

 

Compre pela internet e faça um exercício

Corretor, na próxima vez que você for comprar algo na internet, faça o seguinte exercício: busque compreender sua experiência como cliente e trace este paralelo entre uma loja virtual e o seu site.

ecommerce-imobiliarias-corretores

Certamente isto vai ajudar você a compreender o valor que tem uma empresa que lhe apresenta diversas fotografias, de diversos ângulos e com qualidade de imagem. Sobre a descrição que vai lhe cativar e sobre os dados técnicos que vai permitir que você entenda se é aquele produto que você procura mesmo.

Se precisar de informação, solicite pelo chato online, busque no FAQ, envie email, telefone, e sinta como é bom ser atendido rápido por alguém que sabe do que você precisa, que escuta a sua dúvida e responde o que perguntou sem enrolação e com empatia.

Por Vagner Rodrigues – Analista de Mídias Sociais e Conteúdo com grande experiência no mercado imobiliário em imobiliárias e portais imobiliários.

Retirado do Blog GURU DO CORRETOR

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s