Arquiteta de renome internacional projeta iate de luxo que revoluciona o design naval


Zaha Hadid colaborou com a Blohm Voss e apresenta protótipo de embarcação com desenho orgânico suntuoso e impressionante

 (Unique Circle Yachts/Zaha Hadid Architects for Bloom Voss Shipyards)

O setor naval é um dos que mais progressos assistiu nas últimas cinco décadas. A incorporação da tecnologia nos cascos, no desempenho, nos motores e propulsões, na hidrodinâmica e aerodinâmica, nos comandos, simuladores e softwares, para citar apenas alguns exemplos, promoveu uma verdadeira revolução nesta área. Pegando carona, a arquitetura e o design de interiores também se especializaram, e agora contribuem ativamente na concepção de transportes marítimos. Novos desenhos e formatos por fora, espaços internos que mais parecem mansões finamente decoradas, estão entre as muitas ocupações de escritórios de arquitetura de todo mundo, que lançam incontáveis novidades para barcos, navios, iates, e demais, engrossando o desenvolvimento do design naval.

Como um grande laboratório de tendências, design, materiais e estudos, neste segmento tradição e modernidade convivem em sintonia. Mas a evolução tecnológica, de design e engenharia só parece ter operado o começo de uma revolução em que novos conceitos estão sendo patenteados o tempo inteiro. É o que demonstra este projeto de Zaha Hadid, uma das profissionais de maior renome atualmente, para os estaleiros Blohm+Voss, de Hamburgo.

 

Veja fotos que mostram perspectivas do iate

 

 

A arquiteta desenhou um conceito inovador para a família de superyachts. Ela acaba de apresentar um protótipo de 128 metros que vai gerar cinco, totalmente projetados, iates de 90 metros. De acordo com Hadid, o resultado reúne a dinâmica dos fluídos e os ecossistemas submarinos, com a pesquisa hidrodinâmica para moldar o design do casco. O visual diferente de tudo que existe nestes termos enaltece a organicidade da natureza marinha e confere um teor expressivo único ao iate.

 (Unique Circle Yachts/Zaha Hadid Architects for Bloom Voss Shipyards)

Segundo descrição da própria profissional, “a estrutura do exoesqueleto da seção superior é uma rede entrelaçada de suportes que variam de espessura e geram uma estética natural para a aparência externa do iate, evocando os sistemas estruturais orgânicos de formações naturais marinhas e conectando os vários níveis e decks do navio perfeitamente via linhas expressivas.” Tomando o desenho tradicional de iates como o ponto de partida, o exoesqueleto do protótipo “cria uma conexão intensa entre as várias plataformas e elementos do projeto.”

Jazz, como foi batizado o iate de 90 metros, é o primeiro da série Unique Circle Yachts, que totalizará cinco. O projeto foi especificado em teor técnico e detalhado pelos arquitetos navais da Blohm+Voss. A linha que nascerá a partir do protótipo mestre de 128 metros inclui refinamentos tecnológicos para lidar com as especificações exigidas para travessias oceânicas. “Como um objeto dinâmico que se move em ambientes dinâmicos, o projeto de um iate deve incorporar parâmetros adicionais, além daqueles para a arquitetura – todos se tornam muito mais extremos na água. Cada barco é uma plataforma de engenharia que integra as demandas hidrodinâmicas e estruturais específicas em conjunto com os mais altos níveis de conforto, qualidade e segurança espacial”, explica Hadid na apresentação do conceito.

 (Unique Circle Yachts/Zaha Hadid Architects for Bloom Voss Shipyards)

Desta maneira, no tocante à estética, nascem ambientes interiores para lá de luxuosos, que lembram as mais belas moradas e fazem até esquecer que se está sobre as águas. Os espaços de dentro incluem áreas sociais, de serviços, quartos e suítes sofisticadas, além de zonas externas, com lazer completo, decks, terraços e mirantes, dando a impressão de que este é um condomínio ou hotel de alto padrão. O traçado externo do iate concebe, internamente, um efeito interessante com as janelas irregulares e os generosos panos de vidro que descortinam a visão para o azul.

 (Unique Circle Yachts/Zaha Hadid Architects for Bloom Voss Shipyards)

Herbert Aly, CEO e sócio diretor da Blohm+Voss, afirmou que a ideia do Unique Circle Yachts oferece uma gama de possíveis soluções com base em uma plataforma cognitiva. Para ele, o projeto de Zaha Hadid é maleável para atender os desejos e necessidades muito individuais de um cliente potencial que se encontra no centro da abordagem da empresa para design de iates. “A força do desenho encontra-se não apenas na sua funcionalidade e forma, mas também em sua fácil adaptabilidade”.

Assista o vídeo de divulgação


Por: Joana Gontijo – Lugar Certo

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s