Defensor da natureza, morador do Vetor Norte doa placas para preservar parque


placa1

Defensor da natureza, morador do Vetor Norte doa placas para preservar parque.Em ação voluntária, cerca de 60 placas foram doadas ao Parque Municipal Lagoa do Nado e orientam frequentadores sobre como cuidar do espaço e evitar acidentes.

“Eu sou um privilegiado”. A frase, repetida várias vezes durante uma caminhada numa tarde de terça-feira, é o jeito que Jorge Leal, morador do Bairro Planalto, no Vetor Norte de Belo Horizonte, encontra para definir sua relação com o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. Frequentador diário da área que enfeita a região, Jorge é um defensor da natureza ali preservada e decidiu usar sua experiência como profissional de comunicação visual para conscientizar a população sobre a melhor forma de cuidar do patrimônio. Em uma ação voluntária, ele se ofereceu para trocar as antigas placas do parque – feitas de folhas de papel plastificadas – por outras confeccionadas em PVC com impressão digital. Com material mais resistente que o anterior, a nova sinalização já cumpre seu papel em locais estratégicos do equipamento público e orienta os usuários a manter o espaço limpo e livre de danos.

A paixão de Jorge pelo Parque Lagoa do Nado começou há quase nove anos. Apesar de ter clientes na região e já ter passado pelas principais vias do entorno, ele ainda não sabia da existência da área verde de mais de 300 mil metros quadrados até se mudar para o Planalto. “Lembro que me mudei para cá num sábado, e decidi caminhar pelo bairro para conhecer melhor a região. De repente, me deparo com essa maravilha”, conta o profissional autônomo, que ficou empolgado ao saber da existência de um refúgio natural daquelas dimensão tão perto de casa.

Desde então, ele não sai do parque, que fica entre os bairros Planalto e Itapoã. Mas durante suas caminhadas diárias pelas trilhas do espaço, se incomodava com as placas que sinalizavam o local. “Elas eram de papel, duravam pouco e não chamavam a atenção”, observa. Disposto a ajudar, ele decidiu procurar a administração da área e se ofereceu para substituí-las por outras de melhor qualidade. “Perguntei se eles aceitavam uma doação e me passaram uma relação de todas as orientações que deveriam ser impressas em cada placa”, explica.

Sinalização que protege

Cerca de 60 placas orientam os visitantes a cuidar melhor do parque

Com a ajuda de dois fornecedores, ele confeccionou cerca de 60 placas que foram entregues ao parque em março. “Para ser sincero, não gastei um centavo com essa ação. Pedi a ajuda de empresas com as quais eu já trabalho, expliquei minha intenção e eles se dispuseram a contribuir”, revela Jorge. Entre as orientações impressas na nova sinalização, estão pedidos para que os visitantes não pisem na grama, não danifiquem os canteiros, não coletem plantas e flores, além de alertar sobre a proibição de nadar na lagoa de 22 mil metros quadrados. Também há letreiros com informações sobre o horário de funcionamento do parque e a necessidade de agendamento para conhecer os viveiros. “Não acho que fiz nada demais. Só sinto que tenho o dever de fazer alguma coisa por esse lugar, que me dá sombra para caminhar todos os dias”, diz Jorge, que se alegra ao localizar cada placa e ver “que elas estão cumprindo sua função”.

Ansioso pela chegada do primeiro neto, ele já se imagina brincando com a criança em meio à área verde, correndo pelas trilhas. “Quando comentei com os amigos e vizinhos sobre a minha descoberta há nove anos, muitos me aconselharam a não frequentar o parque, porque não era seguro. Mas não me conformava com aquilo, porque um lugar como esse deve ser um lugar para as famílias aproveitarem, e não para os bandidos”, diz. Nos últimos anos, no entanto, pôde assistir de perto a mudança de perfil dos usuários depois que uma equipe da Guarda Municipal passou a reforçar a segurança do local. “As famílias foram voltando e hoje isso aqui fica cheio de crianças brincando no fim de semana, com programação cultural para todo lado. É muito gostoso ver o parque retomando sua identidade ”, comemora.

Fonte: http://maisvetornorte.com.br/

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=279657625395726”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s