Fipe e ZAP lançam pesquisa Raio X do Comprador de Imóveis


RAIO X

Fipe e ZAP lançam pesquisa Raio X do Comprador de Imóveis

Novo produto avalia principais expectativas dos compradores de imóveis brasileiros

O ZAP e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) lançaram na noite desta quinta-feira, 21, um novo produto para acompanhamento do mercado imobiliário no Brasil. Trata-se do Raio X do Comprador de Imóveis. O estudo será trimestral e consiste em um questionário que avalia três temas cruciais sobre o comportamento de quem comprou um imóvel recentemente e sobre as expectativas de quem pretende comprar: objetivo de compra, desconto na compra de imóvel e expectativa de valorização do imóvel.

A pesquisa contou com 3.227 respondentes e o perfil dos entrevistados se dividiu em 4 amostras: A: compradores (adquiriram o imóvel desde janeiro de 2013); B): pretendentes a realizar a compra (próximos 3 meses); C: já proprietários; e D: não proprietários e nem compradores. Os principais destaques da pesquisa são:

Sobre o objetivo de compra:

raiox fipezap

a) Para quem já comprou o imóvel (perfil A), 30% fizeram a compra com a finalidade de investimento (para vender: 16% e para alugar: 14%); Os outros 70% se dividem entre os que compraram para morar com alguém (42%), para morar sozinho (10%); e para outra pessoa morar (7%).

b) Para quem pretende comprar (perfil B), a divisão é: para alugar: 10%; para vender: 4%; para morar com alguém: 69%; para morar sozinho: 13%; e para outra pessoa morar: 4%.

c) Cai o número de pessoas que estão comprando imóveis com objetivo de investimento: 48% das respostas no primeiro trimestre do ano de 2014, contra 34% das intenções de compra no segundo trimestre.

d) Os imóveis mais baratos (até R$ 200 mil) são foco de investidores, que compõem 53% dos compradores de imóveis nessa faixa. Já os imóveis acima de R$ 1 milhão foram comprados em sua grande maioria para moradia.

Sobre o desconto na compra de imóvel (perfil A):

desconto

a) O desconto médio entre o anúncio e o valor do negócio foi de 6,5%, e mais de 40% dos compradores não obtiveram descontos.

b) A variação do desconto é pequena ao longo do tempo.

Sobre a expectativa de valorização do imóvel:

raio x fipezap 2

a) A expectativa média de valorização dos preços no curto prazo (um ano) entre os investidores é de 4,1%, e entre os não investidores é de 1,0% (1,8% considerando ambos) – portanto, menos do que a inflação esperada para o período.

b) Em relação à expectativa de valorização de preço do imóvel, 36% acreditam que essa valorização em curto prazo é constante.

c) Os otimistas acreditam numa valorização média de 13%, e os pessimistas com o desempenho dos preços acreditam que haverá recuo médio de 16% nos próximos 12 meses.

d) No longo prazo, 51% dos entrevistados acreditam que o preço dos imóveis deve subir acima da inflação e 31% acreditam que os preços seguirão a inflação.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s