Parabéns corretor de imóveis


dia do corretor

Dia Nacional do Corretor de Imóveis é comemorado em todo o Brasil neste 27 de agosto e revela o crescimento da profissão.

Foi em 26 de setembro de 1951 que Ulysses Guimarães apresentou à Câmara dos Deputados o Projeto Lei nº 1.185. No dia seguinte o projeto já estava nas mãos das comissões de Constituição e Justiça, de Legislação Social e de Finanças, sendo publicado no Diário Oficial. Em seu discurso de apresentação, o parlamentar mostrou a preocupação com os direitos da categoria. 

“Os corretores não podem pretender apenas direito a ter, exclusivamente, o pagamento das comissões, senão também e, sobretudo, responsabilidades, assim como tantas outras profissões já regulamentadas. Daí a necessidade urgente de regulamentação da profissão, delimitando a capacidade dos agentes, os círculos das operações, a forma e modo de execução do encargo, garantias, deveres e responsabilidades do intermediário”, discursou à época Ulysses Guimarães.

Desde o surgimento dos primeiros Corretores, o perfil dos profissionais mudou bastante. Com a difusão da informática e o aumento do nível de exigência por parte dos clientes, passou a ser exigida uma nova postura dos profissionais. Atualmente, já existem cursos superiores para corretores, porém, a realização deles ainda não é obrigatória por lei. Esta é a principal bandeira das lutas dos conselhos e entidades que representam os corretores de imóveis. 

Para o presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva, o futuro para profissão é positivo. “O Brasil é um país em construção onde a participação percentual da construção civil no PIB é uma das mais elevadas do mundo, com média de 18% do Produto Interno Bruto do país. Isso significa trabalho para os corretores de imóveis por muitos anos à frente. Todo problema econômico, seja geral ou setorizado pode interferir no exercício da profissão de corretor de imóveis porque a propriedade imobiliária interage necessariamente com todos os segmentos econômicos. O bom corretor tem de saber como contornar esses problemas e buscar a reciclagem de conhecimentos”.

Segundo o presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (Secovi-DF), Carlos Hiram Bentes David, o profissional também tem um papel importante na intermediação do sonho que todo brasileiro possui, que é a casa própria. “Qualquer homenagem é pouca para este profissional que trabalha arduamente e vem se destacando a cada dia como um dos principais agentes da cadeia produtiva do país”, comemora.

Fonte: Diane Lourenço – Correioweb

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s