Conhecendo os bairros de BH – Santa Tereza


SANTA TEREZA

O bairro Santa Tereza, localizado na região Leste, teve ocupação inicial originária de imigrantes, em sua maioria italianos.

Isso ocorreu devido à localização no bairro do Centro de Imigração da Capital, responsável à época por acolher esses imigrantes e legalizar sua situação no Brasil.

Outro fato marcante é que o bairro ficou conhecido, no início do século passado, como a região do Isolado, por existir no local que hoje abriga o Mercado Distrital de Santa Tereza, um hospital que tratava pacientes com tuberculose, doença respiratória considerada incurável na época.

Teve também vários nomes, tais como Colônia Américo Werneck, Bairro da Imigração, Alto do Matadouro, Bairro do Quartel e Fundos da Floresta.

Somente em 1928 recebeu a sua atual denominação.

Onde hoje se localiza a Praça Duque de Caxias, existiu a sede do Quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Outras construções públicas, muito conhecidas à época, eram a Hospedaria dos Imigrantes e a ponte do Cardoso.

2.DESENVOLVIMENTO/INFRA – ESTRUTURA:

Hoje o bairro é famoso por seus carnavais, blocos carnavalescos (como a Banda Santa) e por sua grande contribuição ao cenário cultural de Belo Horizonte, uma vez que foi ali que despontaram para a música mineira talentos como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant (com o Clube da Esquina) e bandas internacionais como Sepultura, Skank, dentre outras.

A beleza arquitetônica de suas casas, a variedade de opções de diversão, as atividades culturais diversificadas, como as casas de seresta, as feiras de artesanato e o famoso macarrão do fim de noite, atraem e turistas e pessoas de todas as partes da cidade.

Bairro bucólico e boêmio, onde nasceram algumas das principais manifestações culturais de Belo Horizonte, o Santa Tereza também é o local da cidade em que as lendas resistem.

Além do próprio Clube da Esquina(que, apesar da rica herança musical, fisicamente nunca existiu), conta-se que na região conhecida com Alto dos Piolhos – o entroncamento das ruas Quimberlita, Tenente Freitas, Bocaiúva e Bom Despacho – vivia uma família vinda do interior, que se tornou famosa por cultivar o inseto.

Como o bairro todo é um alto, constituído pelas avenidas Silviano Brandão e Andrada, esta parte, considerada a mais alta do Santa Tereza acabou ganhando este nome, afirma o historiador Luis Góes.

Autor de Caminhos do bairro Santa Tereza, livro inspirado nas vias públicas do bairro, Luís apresenta uma nova versão para o Alto dos Piolhos: na década de 60, quando a cultura hippie chegou por lá, uma turma de cabeludos frequentava o local.

O Alto dos Piolhos é o local de maior concentração de bares da região, dentre os quais citamos o Bar Bocaiúva, localizado na Rua Quimberlita, 228; o Bar Carapuça, localizado na Rua Quimberlita, 205; o Bar Confraria do Velho Chico, localizado na Rua Tenente Freitas, 245; o Bar do Pedro, localizado na Rua Quimberlita, 246; o Bar Recanto do Aristóteles, localizado na Rua Bocaiúva, 26 e o Ice Dream Sorvetes & Sanduíches, localizado na Rua Bom Despacho, 2.

A tranquilidade do Alto dos Piolhos lembra as pequenas cidades do interior. Aqui todos se conhecem e se cumprimentam, afirma Joaquim Lúcio da Silva, do Bar Bocaiúva.

E também não há violência, ressalta Aureliano Rezende, que há oito anos mantém uma loja de aviamentos e miudezas no local.

Vindo de Manaus, Pedro de Souza Lima diz que está se dando bem no Alto, onde o Bar do Pedro é o preferido dos jovens: É o preço baixo da cerveja, justifica o comerciante, cujo vizinho Reginaldo de Jesus Almeida Ribeiro acaba de transferir para lá a Confraria do Velho Chico, que funcionava no Mercado Distrital de Santa Tereza. Isso aqui é uma espécie de passarela do álcool, diz Reginaldo, comparando o local à famosa área de Porto Seguro, na Bahia.

Além dos estabelecimentos comerciais situados na Praça Duque de Caxias, como as casas de seresta e o Macarrão do Bolão, destacam-se também na região a Espetos & Petiscos, Mix Iguarias e a Otton Pizzaria, além dos bares da Neném e do Alemão, Tintim e Esquina Clube.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s