Likes no Facebook – Existem coisas mais importantes é claro


Likes

Likes no Facebook – Existem coisas mais importantes é claro

Um aviso para os profissionais de mercado imobiliário que se aventuram no Facebook: pare de ouvir e de seguir ensinamentos que pregam seu sucesso baseado em uma estratégia de conseguir apenas “likes” para suas páginas e posts na rede. Continue assim e você irá perder tempo, dinheiro e o único que irá sorrir de orelha a orelha é o próprio Facebook.

Acredite, seus Likes não garantem os resultados!

Ficou incomodado? Eu não, pois, a ferramenta é feita para usar com um objetivo bem traçado e estratégias bem definidas, mas, dizem por ai que seu sucesso é ter um número grande de “likes” em sua página, paciência se você acreditou nisso, porém, acalmo você dizendo que ainda dá para mudar.

Uma pessoa comum ou uma empresa que é iniciante no marketing de mídia social no Facebook é, provavelmente, feliz se sua página de fãs recebe um monte de “likes”. Este é um dos maiores erros que podem ser feitas no Facebook. A maior plataforma de mídia social no mundo oferece tantas ferramentas para as empresas e profissionais, analisarem o seu sucesso que ainda,  existe negócios pelo rede baseado no simples curtir e compartilhar.

Você pode ter visto uma métrica em sua página de fãs chamado “Pessoas falando sobre isso”, que esta localizado bem próximo ao número de “likes” em sua página. Ambos os indicadores são importantes para calcular a taxa de Engajamento. A taxa de engajamento oferece uma imagem muito mais clara do sucesso de sua marca, de seu produto ou serviço no Facebook, uma vez que permite que as empresas possam medir quanto é o nível de interação que elas estão alcançando com seus “clientes” na plataforma de mídia social.

Mais uma vez repito! Acredite, seus Likes não garantem os resultados!

Em termos simples, a taxa de engajamento no Facebook pode ser calculado como o número de “pessoas falando sobre isso”, dividido pelo número total de likes. Para ter o número em %, multiplique o resultado por 100. De acordo com os especialistas do Facebook, uma taxa de engajamento aceitável é na faixa de um a dois por cento, embora algumas marcas consigam ter uma taxa de engajamento que podem atingir e até ultrapassar os 20% usando de forma inteligente o marketing de mídia social no Facebook.

A taxa de engajamento, diferente da quantidade excessiva de “likes”, dá a você uma imagem muito mais precisa do que está acontecendo em sua página, como o cliente interage com você, como ele quer se relacionar com você. Que chato ficar apenas investindo em likes…rs…

Quando seus concorrentes se concentram em gerar “likes”, você deve se concentrar em engajamento. A maioria das pessoas e empresas que mantém uma página, simplesmente fazem isso por convenção, acham bonito ter porque seu concorrente também tem. Corretor de imóveis se você pensa assim eu digo com todas as letras: Você não precisa de uma página de fãs no Facebook. Por favor não acredite em quem diz a você que é necessário ter uma página no Facebook para vender, por favor, não, não acredite.

Acredite, seus Likes não garantem os resultados!

Para ter e manter uma página de fãs é necessário desprendimento, estudar a ferramenta, saber do porque usar a rede social, dar atenção a seu cliente sempre que ele pede ou pergunta por algo. Ter uma página de fãs faz de você uma autoridade sim, somente se você tem tempo para conduzir os caminhos de seu cliente em busca de um bom conteúdo, que traduza as necessidades que ele tem por comprar em realidade.

Me preocupa muito quando escuto no nosso mercado que o corretor de imóveis precisa urgente fazer sua página de fãs no Facebook, que assim ele irá vender mais, que ele terá mais condições de alcançar novos clientes e mais. Amigo corretor como eu escrevi acima, fuja dessas promessas, se você não se dedicar em sua página de fãs vai entrar na lista de páginas esquecidas na rede social. A maioria das pessoas esquecem e não se interessam mais pelas páginas que antes elas gostavam, sendo assim, um número elevado de likes não significa necessariamente que sua marca, produto ou serviço esta indo bem e esta em alta.

Explico por que, seus Likes não garantem os resultados, mesmo com números muito elevados de likes, muitas páginas de fãs tem pouco ou quase nada de interação com seus seguidores então seu conteúdo vai ignorado . Por outro lado, quando um alto número de pessoas estão falando sobre a marca, produto ou serviço, mesmo que o número de likes seja relativamente baixo, isso significa que mais pessoas estão mencionando a marca no Facebook, gostando do seu conteúdo, compartilhando o seu conteúdo e, geralmente, recomendando a página para os outros amigos. Como resultado, uma taxa de atração elevada é muito mais valioso do que o número de likes. A taxa de engajamento mostra quantas pessoas estão se conectando com a sua marca e com que freqüência e uma taxa de engajamento alto significa que mais pessoas estão comentando, dando um like, e compartilhando, sem contar que estão de livre e espontânea vontade fazendo menção a sua marca e a seu conteúdo.

A taxa de engajamento elevado significa que o alcance potencial da sua marca é muito maior. Em vez de se preocupar com “comprar likes”, fazer com que mais pessoas curtam sua página, você deve trabalhar mais na tentativa de levá-los a se envolver com o seu conteúdo. Se você conseguir isso, certamente terá o sucesso desejado.

Obter uma imagem clara da sua concorrência

Surpreendentemente, a maioria das marcas no Facebook têm taxas muito baixas de engajamento. Algumas das maiores e mais famosas marcas têm taxas de engajamento com menos de 1%. O caso em questão, a página do Facebook de Lady Gaga tem uma taxa de compromisso de 0,9% e a própria página do Facebook tem uma taxa de engajamento de apenas 0,6%. Da mesma forma, a Coca-Cola – uma das maiores marcas do mundo, com uma estratégia de marketing de conteúdo muito bem sucedido – tem uma taxa de engajamento que é abaixo de 1%.

Isso só serve para mostrar que quando você mergulhar mais fundo, você vai descobrir que até mesmo os maiores nomes do mercado podem estar errados no tocante a geração de conteúdo no Facebook.

É por isso que a taxa de engajamento é uma ótima maneira de ver como seus concorrentes estão atuando no Facebook. Se as suas campanhas de mídia social estão prosperando, então sua taxa de engajamento será alto e você pode aprender muito só de olhar e observar sua página, sem esquecer de analisar como o comportamento do seu cliente influencia na sua comunicação. Amigo corretor de imóveis por favor, sempre lembre-se de entender como seu cliente fala com você.

No mercado imobiliário é muito comum engajar pouco nossos clientes, o que vemos são muitos profissionais e empresas ofertando demais seus produtos, querendo vender a todo custo, sem ao menos saber se quem esta curtindo sua página esta interessado em comprar.

Acredite, seus Likes não garantem os resultados!

O Facebook surgiu como uma rede social em que as pessoas estão ali para troca de informação, relacionamento, fazer amigos, e algumas vezes interessados em curtir e compartilhar algo que uma página de fãs publica.

Acontece que nosso mercado, na ânsia de conhecer e fazer coisas novas, criou o pensamento que “quanto mais likes na minha página, mais eu irei vender” e não é assim. Infelizmente, hoje, com as mudanças estabelecidas pelo Facebook no alcance e entrega de sua mensagens esta cada vez mais difícil falar com nosso potencial cliente, mas, com criatividade e muita determinação, valorizando o tempo de seu cliente e a mensagem relevante vamos conseguir alcançar melhores resultados.

Acredite, seus Likes não garantem os resultados!

Então se eu puder ajudar você que esta no mercado imobiliário a evoluir seu pensamento sobre o uso das redes sociais eu só posso dizer o seguinte:

“Esqueça a cultura dos 2C’s - curtir e compartilhar e passe a conversar mais com seu cliente e a vender menos pelas redes sociais.”
Gustavo Zanotto

Fuja das falsas promessas.
#vamosmudarojogo

Publicado originalmente em Gustavo Zanotto.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s