Uma volta por BH – Bairro de Lourdes


Avenida_do_Contorno_(Belo_Horizonte)

Um dos bairros mais conceituados e tradicionais da capital mineira é Lourdes. Na década de 30, quando foi fundado oficialmente, seu objetivo era abrigar a população mais rica da cidade. O grupo que vivia ali era composto basicamente de funcionários públicos e profissionais com sólidas posições no mercado. Este padrão foi mantido e hoje fica no bairro de Lourdes o metro quadrado mais caro de Belo Horizonte.

Além de residências de alto padrão, Lourdes é uma região repleta das mais importantes grifes do Brasil e do exterior. Marcas como Maria Bonita, Armani, Cavalli e Marc Jacobs são facilmente encontradas em torno da Rua Santa Catarina, Rua Rio de Janeiro, Rua São Paulo e Rua Bárbara Heliodora, que juntas poderiam ser consideradas como a “Oscar Freire mineira”.

Para atender o apurado paladar do público de classe alta é em Lourdes que se encontram os mais renomados restaurantes de BH. O restaurante A Favorita, que fica na Rua Santa Catarina, é reconhecido pelo requinte e sofisticação, a famosa “cestinha de pães” servida na entrada das refeições é muito elogiada. A poucas quadras dali também está o restaurante especializado em soufflês, Taste-Vin, na Rua Curitiba, apesar de sua segmentação específica, lá é possível comer um pernil de cordeiro assado ao molho de vinho branco que é muito bem mencionado por todos que visitam o espaço.

Na travessa de ambas as ruas está a Rua Tomás Gonzaga, lá existe o D’artagnan, um restaurante italiano repleto de requinte e sofisticação, indicado principalmente pelo romantismo e pelo clima intimista. Outro destaque do bairro é a Pizzaria Marília, que fica na Rua Marília de Dirceu, ela oferece uma variedade de sabores e recebe um público altamente selecionado.

Um dos pontos turísticos mais importantes de Lourdes é a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Rua Bahia. A igreja foi construída em meados de 1922, houveram algumas reformas em 1930, porém a arquitetura não sofreu nenhuma diferença da projeção original, que mantém até hoje um estilo neogótico, com torres que se misturam à paisagem do bairro e atraem pessoas de todo o mundo.

O bairro de Lourdes possui ruas arborizadas e faz divisa com o bairro Santo Agostinho e o bairro Funcionários, onde se situa a tradicional Praça da Liberdade. Chegar a Lourdes de transporte público também não é nenhum problema, é possível pegar o metrô e desembarcar nas estações Carlos Prates, Lagoinha e Central, ambas na situadas na linha azul. Caso escolha esta opção será necessário fazer uma breve caminhada para entrar no bairro, porém pela Avenida do Contorno circula o ônibus 7685, que desembarca próximo à Rua São Paulo, onde também passa a linha 1777 e próximo dali, na Avenida Olegário Maciel circulam as linhas 1704, 1611, 1578 e 1206.

Quem opta por morar em Lourdes encontra todas as comodidades que precisa na própria região, lojas, restaurantes e demais estabelecimentos estão concentrados por ali e na Avenida do Contorno, logo no início do bairro Savassi, outra importante divisa de Lourdes, está localizado o Pátio Savassi, um dos shoppings mais equipados e reconhecidos de Belo Horizonte.

Grandes projetos imobiliários estão sendo incorporados em Lourdes. Quem deseja morar bem, com qualidade de vida e comodidade pode se beneficiar de diversas oportunidades, já quem pretende investir em imóveis pode apostar no bairro, uma vez que a procura de imóveis para compra e locação é sempre grande e a facilidade de negociação é garantida.

Anúncios

Nos ajude a fazer o melhor. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s