Construtoras e imobiliárias investem em diferentes estratégias para atrair cliente


Em um mercado concorrido, sai na frente quem encontra um diferencial para fisgar o consumidor e fechar a venda de imóveis.

“Quando o apartamento está mobiliado, faço café e pão de queijo de hora em hora para proporcionar uma recepção calorosa, que todo mineiro gosta” – Michele Grugel, corretora

Em um mercado concorrido, sai na frente quem encontra um diferencial para fisgar o cliente. Com o objetivo de aumentar o número de vendas, imobiliárias e construtoras apostam em estratégias inovadoras, que estão sintonizadas com as necessidades dos possíveis compradores. Os resultados, que se mostram surpreendentes, são a prova de que o consumidor é atraído por ideias que facilitam a negociação.

A rede internacional de imobiliárias RE/MAX trouxe para o Brasil uma prática bastante popular nos Estados Unidos, chamada open house, que, em português, significa casa aberta. A proposta é simples: o imóvel à venda recebe a visita dos interessados em um horário marcado com antecedência, semelhante ao que ocorre nos estandes das construtoras. Michele Grugel é uma das corretoras que utilizam a ferramenta. “É uma opção muito boa, mas não posso fazer um open house todo fim de semana para não queimar o imóvel. Isso pode dar a entender que o dono está desesperado para vender ou qualquer quantia que oferecer ele vai aceitar”, pontua.

Geralmente, Michele marca o open house aos sábados e domingos, entre 10h e 13h. A divulgação por meio de panfletos é feita em prédios comerciais e residenciais na região onde est[a o imóvel. Além disso, a corretora envia o convite por e-mail e pelas redes sociais para atingir ainda mais potenciais clientes. “Quando o apartamento está mobiliado, faço café e pão de queijo de hora em hora para proporcionar uma recepção calorosa, que todo mineiro gosta. É uma forma mais agradável de o visitante conhecer o imóvel”, conta. Michele abre as portas, inclusive, para outros corretores que querem apresentar o imóvel ao seu cliente.

Para o comprador, a vantagem de participar de um open house é fazer a visita sem necessidade de agendamento prévio. Já o vendedor ganha ao aumentar a visibilidade do seu imóvel, o que pode levar à venda com mais rapidez. A fim de evitar problemas, Michele se preocupa em garantir a segurança do condomínio. Todos os visitantes se cadastram na portaria do prédio e durante todo o tempo são acompanhados por um integrante da equipe da imobiliária até o fim da visita. “Não é certo abrir a casa e deixar entrar quem quer. Um ponto importante é não deixar a pessoa sozinha no condomínio, então só sobe com acompanhamento.”

NEGOCIAR DESCONTOS

A Direcional Engenharia está satisfeita com o resultado de uma ação inédita no Brasil, a Operação Black Hour. Na última sexta-feira, os internautas tiveram a possibilidade de negociar descontos, muito maiores que os oferecidos pessoalmente, calculados de acordo com o número de compartilhamentos da campanha nas redes sociais. A empresa conseguiu fechar, no dia, 24 negócios envolvendo unidades de empreendimentos em Belo Horizonte e Contagem. O desconto máximo chegou a R$ 67 mil.

O sucesso da ação Black Hour mostra que a Direcional está no caminho certo, considerando que boa parte dos brasileiros passa mais tempo em frente à tela de smartphone e computador que da TV. “O mundo mudou e o mercado precisa mudar. Percebemos que o consumidor de imóvel fica mais à vontade no ambiente virtual e nas redes sociais”, analisa o diretor comercial e de marketing, Guilherme Diamante. “Além disso, o cliente quer ter conforto. Imagina ter que visitar vários imóveis, pensar e voltar para fechar o negócio? Ele faz a negociação primeiro.”

Por: Celina Aquino – Estado de Minas

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Posted on 23/11/2014, in Artigos. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

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