Captar novos clientes ou fidelizar os antigos?


Captar

Captar novos clientes ou fidelizar os antigos?

Essa é uma dúvida que passa na cabeça de todo corretor de imóveis: devo correr atrás de novos clientes ou devo investir na fidelização dos que já tenho? Apesar de parecer um dilema complicado, vamos analisar a seguir ambas as possibilidades e tentar chegar a uma conclusão capaz de trazer resultados reais para o seu negócio.

Novos clientes, novos negócios

Com certeza, captar novos clientes parece ser a opção mais inteligente. Como o trabalho do corretor de imóveis tem como objetivo principal a venda ou aluguel de um imóvel, o mesmo está concluído com a assinatura do contrato. Assim, quanto mais novos clientes, melhor, pois isso mantém o fluxo de caixa sempre contínuo.

Além disso, é muito menos custoso investir tempo e recurso em clientes que irão trazer resultados imediatos. Novos clientes estão definitivamente em busca de um imóvel ou de alguém que queira comprar ou alugar a propriedade deles, ou não teriam entrado em contato com você para início de conversa. Assim, basta que você faça o seu trabalho direito para ter o seu lucro garantido.

Captar novos clientes ou fidelizar os antigos?

Antigos clientes, novos negócios

Mas, e os clientes antigos? Aqueles que fecharam contrato já há algum tempo? Você também já sabe que esquecê-los é um erro. São eles que indicam novos clientes para você, os quais você capta sem quase ou nenhum esforço, pois a propaganda já foi feita pelo seu ex-cliente. Não é preciso provar nada, nem gastar muita saliva tentando convencê-lo que você é um corretor honesto e experiente: você pode ir direto ao que interessa, a apresentação do imóvel.

Além disso, mesmo o seu cliente antigo pode ser agente direto de novos negócios. Ele pode ter interesse em um segundo imóvel para férias, em um apartamento para os filhos quando estes atingirem a idade adulta, em um imóvel para alugar, em um escritório para a empresa dele, ou mesmo em algo menor para o período de aposentadoria. E é preciso que ele lembre do seu nome, ou você perderá essa oportunidade de negócio.

Conclusão:

Fica claro que tanto captar quanto fidelizar clientes é decisivo para o sucesso de seu negócio. Enquanto novos clientes irão trazer resultados de curto prazo e garantir o hoje, os ex-clientes são um investimento de médio e longo prazo, e podem ser essenciais em um período de prospecção em baixa. Assim, invista sabiamente em ambos os públicos, e garanta maior estabilidade à sua atividade de corretor de imóveis.

Fonte: Corretor Tech

 

About PH Consultoria

Autor do Blog

Posted on 28/11/2014, in Artigos, Papo para corretor and tagged , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Carlos Santos

    certamente a captação de novos clientes
    é fundamental. Porém a fidelização de antigos
    é imprescindível.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: