Compras de fim de ano – Cuidado para não se endividar


Compras

Compras de fim de ano – Cuidado para não se endividar

Conheça dicas cruciais para não se endividar durante o período natalino e de festas de fim de ano.
Natal, Ano Novo, artigos de decoração para a casa, presentes para filhos, familiares, amigos e colegas de trabalho, festas, viagens curtas ou mais longas de férias, IPTU, IPVA… Não faltam gastos durante dezembro e janeiro, por isso os casos de inadimplência costumam aumentar. A época também conta com o 13º salário, que pode dar a impressão de que estamos com mais dinheiro e provocar mais dívidas.

O primeiro passo para não se endividar durante essa época é não pensar no 13º como um dinheiro extra que deve ser usado para extravagâncias. Com sabedoria, ele pode ser usado para fugir de um início do ano mais apertado ou para quitar dívidas. Confira abaixo outras 5 dicas de ouro para não se endividar com as compras de fim de ano e começar 2015 no azul.

Não gaste mais do que ganha
Conheça o seu dinheiro. Saiba o quanto você ganha por mês e o quanto disso está comprometido com contas e dívidas. A dica mais básica e importante para não se endividar – no fim do ano ou qualquer época – é não gastar mais do que é recebido. Mesmo tão básica, essa é a dica mais esquecida pelos brasileiros! Se você já está com dívidas, compre presentes econômicos e evite grandes gastos de fim de ano.

Nada de pressa!
Fazer compras com pressa também costuma contribuir com as dívidas e gastos excessivos. Faça uma lista de compras com todos os presentes que você deseja comprar e separe um dia ou horas para fazer isso com toda a calma. Isso evita compras por impulso que no fim se mostram mais caras ou terminam em arrependimento. Fazer compras com calma também permite mais pesquisa de preços.

Cuidado com as promoções
É comum que muitas lojas divulguem promoções de Natal, Ano Novo e fim de ano em geral. Essas promoções sempre parecem ser arrebatadoras e imperdíveis, mas na maioria das vezes são feitas apenas para seduzir quem está indeciso. Muitas das promoções são enganosas – algo parecido com o que acontece com a Black Friday -, por isso pesquise muito antes de comprar para evitar gastar mais dinheiro que o necessário.

As dívidas são prioridade
Antes de sair às compras ou planejar uma longa viagem, faça um levantamento de seu orçamento e principalmente das dívidas. O 13º salário deve ser usado para quitar todas ou o máximo de dívidas possível. Também faça um levantamento de todas as dívidas já conhecidas para o ano que vem, como IPTU, material escolar e IPVA. Não esqueça que o início do ano costuma ser uma época de faturamento mais fraco, principalmente para trabalhadores autônomos, por isso o 13º deve ser usado com sabedoria.

Ceia econômica
Quer fazer uma bela ceia mas não está com muito dinheiro disponível? Combine com todos os seus familiares e amigos para cada um levar uma sobremesa, prato principal ou bebida. Não banque toda a ceia sozinho – os gastos compartilhados são melhores para todos. Encomendas e reservas em restaurantes também são muito caras nessa época. E para fazer uma ceia mais econômica, faça pesquisa de preços no supermercado e evite comprar os ingredientes e alimentos de última hora.

Siga as dicas acima e tenha um final e início do ano com o orçamento muito mais folgado. Boas festas!
#Natal,#AnoNovo2015,#Finança

About PH Consultoria

Autor do Blog

Posted on 06/12/2014, in Artigos. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: