Reajuste de aluguel saiba falar com o cliente sobre isso


Reajuste de aluguel saiba falar com o cliente sobre isso

Reajuste de aluguelFalar sobre aumento nunca foi nem será um tema muito fácil, mas é necessário. O valor do aluguel é corrigido anualmente e, vencido esse período, é acrescido o índice que foi combinado em contrato. Normalmente, esse índice é o IGPM (Clique aqui para saber mais sobre o Índice Geral do Mercado da Fundação Getúlio Vargas).

O contrato assassinado deve ser respeitado tanto pelo locador quanto pelo locatário. Somente se o aumento do aluguel for realmente abusivo o locatário consegue baixar o valor. Caso o proprietário também ache que está saindo no prejuízo ele pode pedir a mesma revisão. A revisão de valor pode ser solicitada a cada três anos.

A função da imobiliária ou do corretor é buscar um contrato justo para ambas as partes. Por tanto, amigo corretor, você pode interferir nas negociações de reajuste em caso de renovação contratual, procurando atender as necessidades de ambos.

É importante que você pese alguns fatores nesse momento, como, por exemplo, pontualidade do inquilino, cuidados na conservação ou melhoria no imóvel. É melhor garantir um bom inquilino, do que se arriscar a procura de outro, acumulando despesas.

O inquilino também precisa pesar a vida que ele já tem naquele local. Uma vizinhança que já é conhecida, trajeto para o trabalho, escola e outras facilidades que ele já se habituou. Quando se trata de um imóvel comercial o inquilino já tem um bom relacionamento com a clientela de fácil acesso naquela localidade, mudança de endereço pode significar redução dos lucros.

Cabe a você, amigo corretor, fazer com que ambas as partes enxerguem os pós e contras e assim cheguem a um acordo vantajoso para ambas as partes.

Fonte: Sou corretor 

About PH Consultoria

Autor do Blog

Posted on 02/01/2015, in Artigos. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Para evitar problemas com o inquilino de longo prazo, accustumo colocar uma clausula que preve o reajuste imediato da renda em caso de aumento do IPTU ou do condominio alem das clausulas anuais de aumento consuante os indiços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: