Como identificar um bom corretor de imóveis?


Bom corretor

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil e para isso precisamos de tempo, paciência e principalmente de uma boa assessoria.

Com o boom imobiliário ocorrido a partir de 2008, muitos profissionais de outras áreas migraram para o mercado imobiliário em busca do eldorado. Essa migração teve pontos positivos, pois havia um déficit de corretores para atender a demanda. Por outro lado, como qualquer outro segmento, também atraiu muitos aventureiros que infelizmente são despreparados e acabam trazendo inúmeros transtornos.

Isso ocorre principalmente para quem necessita realizar o sonho de ter sua casa própria, ou mesmo precisa mudar de endereço para atender diversas outras necessidades, seja ela morar mais perto do trabalho, da escola, mudanças de cidade, entre outros. É justamente aí que começa o desafio! Antes mesmo de encontrar o imóvel, o comprador precisa encontrar um bom corretor.

Mas, como identificar este profissional no meio de tantas opções? O que faz um corretor se diferenciar dos demais?

Veja agora como identificar um bom corretor de imóveis

Bom corretor

Para começar, é preciso entender qual é o papel que um corretor desempenha no processo de compra e venda e o que ele precisa ter como qualidades que vão conduzir a um excelente negócio.

Primeiramente vamos esquecer a honestidade, pois isso não é uma qualidade e sim uma obrigação que qualquer pessoa deve ter como princípios. Outro ponto que muitos dizem ser fundamental é o CRECI. Sinceramente, também nem vou colocar isso com requisito de bom corretor, pois isso é mais que primordial para o profissional deste mercado. O simples fato de não ser credenciado já desqualifica imediatamente o seu atendimento.

7 dicas para encontrar um bom corretor

1) Aquele que sabe ouvir

O bom corretor é aquele que sabe te fazer as perguntas certas antes de sair por aí visitando todos os imóveis da carteira da imobiliária em que trabalha (este serviço deveria ser exclusivo dos taxistas). O bom corretor não é o que responde tudo e fala muito, mas sim aquele que sabe perguntar e só aí sim, falar o que você precisa ouvir e não o que você quer ouvir.

Corretor de Imóveis

Em qualquer ramo de atividade é necessário fazer o que chamamos de “sondagem’’. Imagine você entrando numa loja especializada em artigos esportivos e dizendo ao vendedor que quer um tênis. Se o cara for bem treinado ele vai logo te perguntar: “Pra qual finalidade o senhor ou a senhora precisa deste tênis? Para caminhar, correr, andar de bicicleta ou praticar algum esporte radical?”. E só depois disso é que ele vai te sugerir um modelo. Se ele te oferecer algo antes da sondagem com certeza ele não passou por nenhum treinamento e provavelmente vai te vender um tênis errado e pior, um tênis que pode até lhe causar danos a sua saúde física. Assim sendo, no caso de um imóvel não é diferente e obviamente muito mais sério o processo de sondagem.

2) Ele conhece a região como ninguém

O bom corretor é aquele que conhece bem a região, sabe onde estão os principais pontos comerciais, sabe sobre o trânsito local, linhas de ônibus, os melhores acessos de entradas e saídas do bairro, o preço médio praticado na venda, potenciais de valorização, já visitou o imóvel antes de te levar até o local, sabe as taxas de condomínio, valores de aluguel e por aí vai. Ele precisa saber tudo mesmo sobre a região onde está localizado o imóvel. Dificilmente você ira se decepcionar com um corretor destes.

3) Pontualidade

O bom corretor de imóveis

O bom corretor é aquele que você marca um horário e ele está lá no mínimo 15 minutos antes de você, te esperando com um sorriso no rosto e com palavras cordiais. Mesmo se você se atrasar, ele não fica irritado ou nervoso, pois ele sabe que está ali para lhe prestar um serviço e não um favor. O bom corretor é pontual, educado e disponível.

4) Valorização

O bom corretor não fala em preço, e sim de valor. Uma coisa é o preço que custa, outra coisa é o que de fato vale, se terá que fazer reformas, quais os benefícios do imóvel, e vai te dizer exatamente porque fazer este negócio é de fato bom pra você. Esqueça os corretores que falam muito e não dizem nada com nada. O pior argumento de um corretor é dizer que você deve comprar porque o preço está bom.

5) As aparências enganam

Não julgue um bom corretor pela aparência, conheci centenas de excelentes corretores que não usam terno e gravata, porém são de extrema competência. “Nem tudo que reluz é ouro”, já diz o ditado.

6) Organização

Procure sempre ser atendido por corretores que são organizados, que possuem agenda, que te chamem pelo nome, que sabem o nome até do seu cachorro, que já conhece um pouco sobre você e sua família, seus hábitos, sua rotina, sua casa. Quanto mais ele te conhecer, mais objetivo ele vai ser na indicação do seu imóvel.

Evite ser atendido por dezenas de corretores diferentes, escolha no máximo 3 profissionais, assim você e eles terão mais chances de sucesso, tanto na compra quanto na intermediação. Seja claro com as informações que você fornecer, valor disponível para compra e formas de pagamento. Não tente enganar, pois no fim das contas você apenas está enganando a si mesmo e afastando o bom corretor. Este tipo de profissional não gosta de perder tempo, nem o seu nem o dele.

7) Documentação

Corretor de Imóveis

O bom corretor sabe tudo sobre documentação, quais são e onde encontrá-las. Está sempre atualizado sobre as leis municipais, tem em mãos os telefones dos cartórios, de despachantes e de profissionais liberais que podem lhe ajudar após a compra, tais como pedreiros, eletricistas, bombeiros, arquitetos, engenheiros. O bom corretor é aquele que vai além das suas expectativas, que te surpreende e te auxilia e não apenas está de olho na comissão.

Enfim, encontrar esse profissional já é 50% do caminho andado e com certeza irá lhe ajudar muito na busca do imóvel ideal, seja para moradia ou investimento. Existem outras centenas de requisitos necessários, mas se você encontrar um profissional com algumas destas citadas acima, já será um bom começo e acredite: existem sim muitos profissionais excelentes neste ramo imobiliário que fazem toda diferença!

Um forte abraço e sucesso na sua busca!

Paulo Henrique da Silva

About PH Consultoria

Autor do Blog

Posted on 19/02/2015, in Artigos. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: