Propaganda. Faz diferença.

O que explica o sucesso de vendas de um produto? Seria o preço? A eficiência? A praticidade? Sim, seria tudo isso. Agora, o que explica o sucesso de um produto cujo o preço, eficiência e praticidade são muito parecidos com o da concorrência? Bom, neste caso, talvez a propaganda seja uma boa resposta.

A propaganda ajuda uma marca a ser mais admirada, mais desejada e, consequentemente, mais consumida que seus concorrentes. Se você procurar saber quais são as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros – segundo o ranking top of mind – vai reparar que são as mesmas que investem consistentemente em propaganda.

O mesmo acontece com as marcas mais valiosas do mundo: a número 1 desta lista é a Coca-Cola®, não por coincidência, um dos maiores anunciantes do planeta. A propaganda aumenta as vendas, mas só a boa propaganda constrói marcas fortes. Convenhamos, ninguém conseguiu conquistar o coração do público dizendo “Corra, o gerente ficou louco!!!” ou argumentando que “Nós fazemos aniversário, mas quem ganha é você!”

Por outro lado, uma grande idéia como “o primeiro Valisére® a gente nunca esquece”continua sendo citada, mesmo tanto tempo depois de ter sido veiculada. A propaganda criativa é discutida nas rodas de amigos, vira bordão, entra para a cultura popular. No mundo todo, comerciais (os bons, é claro) estão entre os vídeos mais assistidos no YouTube®.


E há casos de peças publicitárias expostas em renomados museus de arte moderna. Isso prova uma coisa: a grande maioria das pessoas gosta de propaganda. E, quando alguém não gosta, faz o óbvio: muda o canal na hora do intervalo, troca a estação de rádio, deixa de ler um anúncio publicado no jornal. Resumindo: quando o consumidor se interessa por uma peça publicitária, faz questão de ouvir o que ela tem a dizer. Quando não gosta, ele a ignora solenemente. É impressão nossa ou isso é o direito de escolha levado a sério?”

Propaganda. Faz diferença.


DEIXE AQUI SUA OPINIÃO